Se faz do trabalho agrícola a sua principal fonte de rendimentos, sabe certamente que o investimento em materiais e a própria gestão do parque de máquinas são duas das maiores preocupações que se colocam aos agricultores portugueses.
A verdade, é que este tipo de investimento tem sido, desde sempre, fator crítico de sucesso para o correto e eficaz desenvolvimento de uma exploração agrícola. Mas assegurar que se conta com o equipamento certo para o desenvolvimento da atividade nem sempre é fácil e é em geral bastante oneroso.
Muitos agricultores colocam a questão: Comprar ou alugar equipamento agrícola? O que devo fazer?
Com este guia, queremos ajudá-lo a perceber os prós e contras das duas opções e sublinhar as vantagens chave do aluguer versus a compra.
1.O que é o Aluguer de equipamento agrícola?
Trata-se de uma atividade que compreende o aluguer de máquinas e equipamentos agrícolas – tais como tratores, máquinas de colheita e todo o tipo de acessórios agrícolas, sem operador, apenas pelo tempo que necessita. Seja apenas uma semana, um ou vários meses, um ano ou mais, encontra nesta solução a flexibilidade que precisa.
A quem se destina?
A todos os agricultores que pretendem aumentar a sua produtividade, controlar os seus custos, melhorar a sua competitividade, desenvolver o seu negócio, fomentar os lucros e aumentar a liquidez da empresa, tirando um maior partido das várias e diferentes fases de determinada cultura: transformação de solos, cultivo, tratamentos, podas e colheita, por exemplo.
Devo alugar apenas se tiver dificuldades de crédito ao investimento?
Não é condição essencial. Naturalmente que os agricultores que têm dificuldade de acesso ao crédito encontram aqui uma via alternativa mais fácil, mas todos têm vantagem em alugar quer pela maior flexibilidade de acesso aos equipamentos adequados a cada momento quer pelo maior controlo de custos; e tudo sem necessidade de se endividar. Por muitas razões esta é a solução mais sustentável.
2. Quais as vantagens de alugar equipamento agrícola?
O aluguer de equipamentos e material agrícola é algo ainda desconhecido no mercado português. Não existia nenhuma empresa com cobertura nacional a assegurar esta oferta para o setor agrícola. Apesar de, em boa verdade, o aluguer de equipamento no setor agrícola se traduzir em muitas vantagens competitivas.
Aluga só enquanto precisa
Com o aluguer deixa de existir a preocupação de que uma dada máquina, com utilização limitada a determinas épocas de produção, fique inativa por largos períodos de tempo e torne o equipamento obsoleto.
Conta ainda com o acesso a todo o tipo de acessórios que pode alugar só quando necessita. Além de que quando não precisa do equipamento não tem de se preocupar de onde o guardar.
Acesso às melhores tecnologias
A facilidade de acesso a tecnologias de última geração por parte dos agricultores é também uma enorme vantagem para quem opta pelo aluguer de equipamentos agrícolas.
Ao alugar encontra os modelos mais modernos e com as melhores tecnologias.
Menores consumos de Combustível
Ao alugar os equipamentos com as tecnologias mais recentes tem acesso aos equipamentos mais económicos, reduzindo drasticamente os consumos de combustível.
Manutenção Incluída
Ao alugar um equipamento agrícola assegura todas as revisões e manutenções definidas pelo fabricante sem que o agricultor tenha de se preocupar com isso.
Assistência técnica 24 horas por dia/ 7 dias da semana,
Ao alugar um equipamento agrícola tem acesso a assistência técnica nacional 24 horas por dia/ 7 dias da semana, qualquer avaria é rapidamente corrigida.
Maior liquidez
Em Portugal, e apesar de a crise ter provocado pequenas alterações, a verdade é que o setor agrícola tem, por tradição, o hábito de comprar e pagar tudo a pronto. Esta opção pode ser vista por alguns como uma mais-valia – não há dores de cabeça com dívidas ou juros – mas poderá também acabar por ter consequências mais negativas ao nível do orçamento mensal do negócio, diminuindo o cash-flow, a flexibilidade e a capacidade de adaptação.
3.O que considerar antes de fazer o aluguer de equipamento agrícola?
Definir o Orçamento
Percebemos que a verba disponível ao final do mês não estica e é sempre preciso fazer contas para chegar a todos os lados. Definir um orçamento e cumpri-lo rigorosamente – sem imprevistos de qualquer ordem – é meio caminho andado para o sucesso das explorações agrícolas. No caso do aluguer o agricultor sabe sempre com o que conta e quais os valores que vai despender.
Taxa de eficiência
A redução do desperdício aumenta a todos os níveis; não falamos apenas aqui da vertente financeira – que se torna mais fácil prever – mas também de tudo o que tem a ver com a própria exploração agrícola, parque de máquinas e o trabalho na lavoura.
Máquinas e equipamentos mais seguros
Alfaias agrícolas obsoletas podem colocar em causa a segurança de quem opera estas máquinas, com consequências graves. O Aluguer permite aos agricultores acederem mais facilmente aos últimos desenvolvimentos tecnológicos, garantindo que as máquinas funcionam corretamente e cumprem todos os requisitos de segurança.
Dimensionamento mais eficaz do parque de máquinas
O dimensionamento do parque de máquinas de uma exploração agrícola depende de uma estratégia bem definida e de perceber quando efetivamente é necessário o equipamento e por quanto tempo. Com o aluguer aluga o que necessita durante apenas o período que necessita.
Operações a ter em conta
Numa exploração agrícola, o trabalho é muito, desenvolvido em várias fases e tem prazos apertados pelo que importa ter as máquinas disponíveis quando estas são, efetivamente, necessárias. O Aluguer de equipamentos agrícolas dá-lhe essa facilidade sem ter de investir na aquisição.
4. Ao Alugar
Como escolher o equipamento?
Ao alugar tem uma equipa de especialistas para o apoiar e ajudar a avaliar as suas necessidades versus a duração do contrato. Importa ainda planear antecipadamente o tipo e quantidade de equipamentos de que se necessita e por quanto tempo, por forma a que se adequem às necessidades e se evite desperdícios.
Porquê optar pelo aluguer em vez de comprar?
O Aluguer de equipamento agrícola é sinónimo de controlo de custos, sem investimento inicial, benefícios fiscais, sem endividamento e maior facilidade em acompanhar a concorrência, entre outras vantagens.
O aluguer irá substituir totalmente as intenções de compra?
De facto, o aluguer é uma tendência que vem crescendo fortemente em vários sectores (automóvel, imobiliário, industrial, etc.) e que está agora a ter uma expressão profissional também na agricultura em Portugal. O mundo muda a uma velocidade cada vez mais rápida, e as previsões sobre o nosso futuro são cada vez mais incertas, exigindo uma maior flexibilidade de todos para as sucessivas adaptações.
O aluguer fornece esta flexibilidade, e simultaneamente, a capacidade de proteger o nosso planeta ao consumir menos recursos.
Apesar de mais requisitado nos períodos de maiores picos de trabalho, o aluguer começa, cada vez mais, a ser o caminho escolhido para aceder aos equipamentos necessários ao longo de todo o ano
Quais são os benefícios fiscais associados ao aluguer?
O aluguer é considerado um custo de atividade do negócio agrícola, e não uma amortização de um bem, criando assim a oportunidade para se reduzir mais a matéria coletável e portanto os impostos a pagar. Por outro lado, permite uma adequada correspondência e distribuição dos custos em recursos (equipamentos) pelo respetivo período de operação. Desta forma, passam a ser consideradas despesas operacionais e não estão, por isso, sujeitas ao imposto de selo. O IVA é normalmente dedutível ou tem um menor impacto na tesouraria. Além disso, o pagamento é distribuído pela duração do contrato.
Agora que você sabe as vantagens do aluguer de equipamentos, consulte aqui o catálogo