O que é manutenção industrial?
O principal objetivo da manutenção industrial é manter todos os ativos de uma instalação em boas condições e com o menor custo possível, porque a capacidade e a qualidade da produção de uma organização dependem da disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos.
Existem várias categorias de manutenção essenciais e todas igualmente importantes para estabelecer um plano: manutenção de equipamentos e materiais, manutenção de edifícios com pinturas, diversas reparações, instalações, manutenção de exteriores, manutenção elétrica, incluindo luz, água, vapor, geração de energia, prevenção de incêndios e limpeza de pisos.
Uma abordagem preventiva à manutenção industrial é benéfica, pois realiza muitos dos objetivos mais importantes, incluindo prevenção de interrupções, aumento da segurança, maximização da vida útil do equipamento e redução dos custos gerais.
A prevenção evita interrupções?
Interrupções não planeadas são extremamente caras para as instalações industriais, pelo que não são apenas as reparações e substituições necessárias para colocar as instalações em funcionamento novamente, mas o tempo de inatividade que também pode resultar em perdas de produção, prazos perdidos e aumento dos custos de mão-de-obra. A manutenção preventiva ajuda a reduzir ou a eliminar interrupções não planeadas, antecipando e resolvendo problemas antes que eles possam levar a uma falha completa.
A prevenção aumenta a segurança?
A segurança é uma grande preocupação nas instalações industriais, sendo que é de vital importância a proteção dos funcionários e dos recursos da empresa contra potenciais perigos associados à falha dos equipamentos. A manutenção preventiva geralmente pode detetar e solucionar problemas suscetíveis de levar a riscos de segurança ou avarias perigosas, antes que ocorram.
A prevenção maximiza a vida útil do equipamento?
A compra de equipamentos industriais é um investimento significativo de recursos, sendo extremamente importante a sua proteção, funcionando com níveis de desempenho máximos pelo maior tempo possível. Embora uma abordagem reativa à manutenção repare o equipamento avariado e substitua as peças desgastadas, pode igualmente afetar gradualmente o equipamento, resultando numa vida útil mais curta em comparação com uma abordagem de manutenção preventiva. Já a prevenção na manutenção assegura que o equipamento industrial está a funcionar de forma consistente nos níveis de desempenho máximo, em vez de permitir que diminua lentamente a eficiência até que avarie.
A prevenção reduz custos gerais?
Algumas empresas podem hesitar em implementar uma abordagem de manutenção proativa devido ao custo inicial associado. Mesmo sendo verdade que os custos de curto prazo possam ser mais altos, os dados mostram consistentemente que os custos gerais são mais baixos com manutenção preventiva. Mesmo os custos de mão-de-obra costumam ser mais baixos a longo prazo com este tipo de manutenção, pois muitas das melhores práticas preventivas podem ser trabalhadas, não só nas rotinas de trabalho existentes, como porque há menos necessidade de equipas de emergência a trabalhar dia e noite em horas extraordinárias para reparar uma interrupção.
Como a MACHRENT pode ajudar?
Normalmente, a manutenção industrial especializada inclui a execução de tarefas em condições perigosas ou inseguras, situações estas que podem tornar-se mais seguras utilizando equipamentos adequados. As operações de manutenção são muitas vezes periódicas ou concentradas em alturas particulares do ano, por isso a aquisição de equipamentos específicos para o apoio a essas atividades são um investimento de difícil retorno financeiro.
Para estas situações o aluguer é a solução sustentável, sem investimento, garante a segurança dos trabalhadores envolvidos e com manutenção 24 horas por dia
A MACHRENT possui os equipamentos adequados à suas necessidades:
- Elevação de pessoas
- Elevações de cargas
- Produção de energia
- Iluminação
- Espaços verdes
- E muito mais no nosso site machrent.pt