O trabalho com máquinas e equipamentos são atividades que dão origem a inúmeros acidentes de trabalho.

Analisando os dados disponibilizados pela ACT – Autoridade para as Condições de Trabalho, verifica-se que de um conjunto de 366 registos de acidente mortal, indentificam-se 161 acidentes ocorridos durante o trabalho ou lesões originadas por máquinas.

Figura 1_Acidentes de trabalho mortais por família de máquinas

Ao analisar o gráfico da figura 1 identificamos que em 79% dos casos, os acidentes ocorreram com equipamentos de trabalho móveis e de elevação de cargas. As duas principais famílias de máquinas envolvidas nos acidentes são as de terraplenagem e construção de estradas que, por sua vez, estão associadas a 27% dos desastres, já as máquinas industriais agrícolas e florestais fixas são responsáveis pelos restantes 21%.

Figura 2_Fatores influenciadores que contribuíram para os acidentes

Verificou-se ainda que os desvios mais comuns estão associados a casualidades com as seguintes nomenclaturas:
– Perda de controlo de máquinas (33%),
– Queda do agente material (25%),
– Apanhado, arrastado (22%).

Os principais fatores que contribuíram para acidentes são a utilização de equipamentos e procedimentos inadequados, onde se apresenta maior número de acidentados, é de extrema importância a correta e segura utilização de máquinas multifacetadas que são utilizadas em diversos meios.

Na maioria dos acasos, os acidentes ocorridos com máquinas móveis poderiam ter sido evitados através da adoção de medidas de prevenção dirigidas à conceção de locais de trabalho, pelo recurso a condutores habilitados e  utilização de veículos seguros, como se verifica na figura 3.

 

O que deve ser avaliado antes da utilização de um equipamento

Figura 3_Segurança na utilização de máquinas móveis

De forma a que seja possível evitar acidentes, é necessária a devida avaliação aos principais riscos antes da utilização de determinado equipamento: o local onde será utilizado, a segurança da máquina e a habilitação do condutor que irá manobrar. Assim, través desta avaliação prévia, reduzir-se-á a probabilidade de ocorrência de acidentes.

A avaliação de riscos nas atividades que incluam transportes efetuados em locais de trabalho deve merecer especial atenção, nomeadamente em empresas que utilizem os seguintes equipamentos: maquinas móveis, tratores no setor agrícola, máquinas de terraplenagem na indústria extrativa e veículos de transporte na construção civil.

Como pode a MACHRENT ajudar a reduzir estes números?

Uma vez que a segurança é o seu primeiro valor, a MACHRENT atua nos seguintes pontos para reduzir a probabilidade de acidente:

  1. Máquinas Seguras

. Equipamentos que cumprem com a legislação em vigor,
. As máquinas mais modernas do mercado,
. Assistência técnica 24 horas/ 7 dias por semana, 

  1. Formação e Sensibilização de Manobradores

. A MACHRENT lançou o seu centro de formação contando com uma equipa especializada e acreditada, tornando-se o 1º centro em Portugal certificado e aprovado pelo IPAF (Federação Internacional de Plataformas Aéreas).

Para manobradores já formados e, porque as máquinas evoluem tecnologicamente, a MACHRENT dispõe de vídeos que o podem ajudar a acompanhar esta mesma evolução. Onde incluímos a descrição de comandos e manobras, tornando muito mais simples a sua atualização.

Visite o canal da ACADEMIA MACHRENT 

 

 

 

 

 

 

3. A equipa comercial especializada e experiente da MACHRENT

. Disponível para aconselhar qual o equipamento mais adequado para o trabalho e para as condições em que vai atuar.

Deixe um comentário

Categorias de Artigos

Cultura Machrent
Legislação
Segurança
Financiamento
Tecnologia

Materiais
Imobiliário
Reabilitação e Arquitetura
Espaços Urbanos

Floresta
Incêndios
Agricultura
Jardinagem

Logística
Gestão de Stock
Gestão de Equipamentos
Manutenção

Desporto
Concertos e Festivais
Casamentos
Outros