O artigo 32º do Dec. Lei 50/2005 determina que:

“Os equipamentos de trabalho automotores só podem ser conduzidos por trabalhadores devidamente habilitados”

O artigo 43º, nº 2, adverte que:

“…constitui contra-ordenação grave a violação do disposto nos artigos 4º a 7º e 10º a 42º”.

 

Em Portugal, a formação para operar equipamentos automotores é obrigatória por motivos de Saúde e Segurança. A carta de condução não é suficiente, sendo obrigatória a formação ministrada por entidade devidamente certificada.

É responsabilidade da entidade empregadora assegurar que quem utiliza qualquer máquina automotora como porta paletes elétricos, empilhadores, pontes rolantes, retroescavadoras, plataformas, etc., recebeu formação adequada para operar essas máquinas em segurança.

A formação ministrada pela ACADEMIA MACHRENT garante que os operadores tenham as competências e conhecimentos necessários para usar os equipamentos de maneira segura e eficiente minimizando o risco de acidentes e lesões.

A formação também garante que os operadores conhecem as leis e os regulamentos relacionados  com o uso e a segurança no trabalho, bem como as práticas recomendadas para o uso seguro dos equipamentos. Este é um ponto particularmente importante pois muitos equipamentos automotores são pesados e complexos e exigem uma operação segura para evitar acidentes.

legislação

 

Ajuda também a melhorar a qualidade do trabalho aumentando a eficiência da produção, sendo por isso uma mais valia para as empresas.

Em resumo, a formação por entidade certificada é obrigatória para operar equipamentos automotores, bem como para assegurar que os operadores possuem as habilidades e conhecimentos necessários para uma operação segura e eficiente.

Saiba mais sobre a operação de equipamentos em Segurança no artigo Segurança na utilização de Máquinas e Equipamentos de Trabalho

 

 

Se necessita de formação contacte de imediato formacao@machrent.pt ou utilize os canais habituais:

  • Telefones: 808 215 115 ou 21 211 0410 (24 horas por dia / 7 dias por semana)
  • Chat do site www.machrent.com
  • Presencialmente nas nossas Delegações

 

Deixe um comentário

Categorias de Artigos

Cultura Machrent
Legislação
Segurança
Financiamento
Tecnologia

Materiais
Imobiliário
Reabilitação e Arquitetura
Espaços Urbanos

Floresta
Incêndios
Agricultura
Jardinagem

Logística
Gestão de Stock
Gestão de Equipamentos
Manutenção

Desporto
Concertos e Festivais
Casamentos
Outros